Guia de Submissão de Conteúdo

Para submeter uma proposta para a próxima edição da Revista MOV, aguarde o período de inscrições correspondente e leia atentamente esta página. Preencha o formulário disponível abaixo e o envie para o e-mail... [DESATIVADO], que confirmará o recebimento do material e, caso ele esteja conforme as normas, buscará pareceristas adequados.

Quem somos?

A Revista MOV, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), destina-se a reunir produção em texto, imagem, vídeo e áudio em suas mais diversas formas de expressão, procurando abranger os diferentes campos de conhecimento reunidos do ICA: Cinema e Audiovisual, Dança, Design de Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro.

A Revista MOV publica textos ensaísticos, entrevistas, resenhas críticas (de trabalhos e obras que dialoguem com as áreas de conhecimento abrigadas pelo ICA), resultados de pesquisas, relatos de experiências, poemas, crônicas, contos, ensaios fotográficos, ilustrações, animações, obras sonoras e musicais, de modo a abrigar conteúdos que estejam na interseção entre ciência, cultura e arte.

Quem pode colaborar?

Podem participar como colaboradores da Revista MOV: estudantes (matriculados e egressos), professores e servidores técnico-administrativos do Instituto de Cultura e Arte.

Como colaborar?

Os interessados, ao submeter as suas propostas com o formulário de inscrição, deverão seguir as normas seguintes.

  1. Texto: as contribuições em formato de texto deverão se basear no modelo de arquivo da MOV e estar no formato .docx, com as seguintes especificações gerais:
    1. Eventuais tabelas e ilustrações devem ser inseridas no próprio texto, em preto e branco ou cores, e em alta resolução. Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP;
    2. As referências bibliográficas, quando necessárias, devem seguir o estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
    3. Textos poéticos ou cujos aspectos formais tenham, para sua melhor expressão, necessidades de formatação diversas das citadas anteriormente podem ser inscritos sem que todas as orientações sejam seguidas;
    4. O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

    Os trabalhos devem ter as seguintes dimensões:

    • 1.1. Ensaios, resultados de pesquisas, relatos de experiências, entrevistas, resenhas críticas, textos experimentais/poéticos: tamanho máximo de 10 (dez) páginas ou 30 mil caracteres, contando os espaços. Tipo de arquivo: .docx.
  2. Imagem: as contribuições em formato de imagem devem ser enviadas em formato .jpg ou .png, com as seguintes especificações gerais:
    1. Os trabalhos em imagem devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2 mil caracteres, com espaços);
    2. O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

    Os trabalhos devem ter as seguintes dimensões:

    • 2.1. Fotos, ilustrações, charges e quadrinhos: tamanho mínimo de 2.000 x 1.500 pixels. Tipo de arquivo: .jpg ou .png.
  3. Vídeo: as contribuições em formato de vídeo devem estar em formato .mp4, com as seguintes especificações gerais:
    1. Os trabalhos em vídeo devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
    2. O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

    Os trabalhos enviados devem ter as seguintes dimensões:

    • 3.1. Vídeos: tempo de duração de até 15 (quinze) minutos. Resolução mínima de 1280 x 720 pixels. Tipo de arquivo: .mp4.
  4. Áudio: as contribuições em formato de áudio devem ser salvas em formato .mp3, com as seguintes especificações gerais:
    1. Os trabalhos em áudio devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
    2. O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

    Os trabalhos enviados devem ter as seguintes dimensões:

    • 4.1. Áudios: tempo de duração de até 8 (oito) minutos. Tipo de arquivo: .mp3.
  5. Trabalhos mistos: as contribuições que se enquadrarem em mais de um dos itens anteriores devem se ater às especificações das diferentes modalidades envolvidas em sua feitura, com as seguintes especificações gerais:
    1. Os trabalhos mistos devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
    2. Deve ser enviado texto que explique o modo de interação entre as diferentes modalidades de arquivos enviados (por exemplo, vídeo, áudio e imagem) de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
    3. O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

Autorização para publicação

Os textos, imagens, vídeos e áudios submetidos devem ser produtos de autoria intelectual própria, inéditos para publicação, ou - no caso de já haverem sido publicados por outros meios - devem informar o tipo e nome da publicação. O(s) autor(es) deve(m) se comprometer a identificar devidamente todos os dados e referências, com os respectivos créditos necessários. Deve(m) ainda declarar que os materiais apresentados estão totalmente livres de direitos de autor e que, portanto, se responsabiliza(m) por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade a Revista MOV.

Métodos de aprovação de trabalho

Os pareceristas, que poderão ser docentes ou técnicos do ICA, analisarão e comentarão os textos, imagens, vídeos e áudios que poderão compor cada edição da revista. O editor ou uma equipe curadora, com base nos pareceres, selecionará os trabalhos. Para tanto, podem ser solicitadas correções e/ou modificações, que devem ser realizadas no prazo estipulado, sob pena de o trabalho ser desconsiderado para publicação.

O editor ou uma equipe curadora se reservam o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para torná-los mais claros, consistentes ou interessantes.

Envio do material

Os interessados em colaborar com a Revista MOV devem aguardar período de inscrições e então enviar seus trabalhos diretamente à equipe, no endereço de e-mail... [DESATIVADO].


Revista MOV
Instituto de Cultura e Arte
Universidade Federal do Ceará