Guia de Submissão de Conteúdo
Para submeter uma proposta para a próxima edição da Revista MOV, aguarde o período de inscrições correspondente e leia atentamente esta página. Preencha o formulário disponível abaixo e o envie para o e-mail... [DESATIVADO], que confirmará o recebimento do material e, caso ele esteja conforme as normas, buscará pareceristas adequados.
Quem somos?
A Revista MOV, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), destina-se a reunir produção em texto, imagem, vídeo e áudio em suas mais diversas formas de expressão, procurando abranger os diferentes campos de conhecimento reunidos do ICA: Cinema e Audiovisual, Dança, Design de Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro.
A Revista MOV publica textos ensaísticos, entrevistas, resenhas críticas (de trabalhos e obras que dialoguem com as áreas de conhecimento abrigadas pelo ICA), resultados de pesquisas, relatos de experiências, poemas, crônicas, contos, ensaios fotográficos, ilustrações, animações, obras sonoras e musicais, de modo a abrigar conteúdos que estejam na interseção entre ciência, cultura e arte.
Quem pode colaborar?
Podem participar como colaboradores da Revista MOV: estudantes (matriculados e egressos), professores e servidores técnico-administrativos do Instituto de Cultura e Arte.
Como colaborar?
Os interessados, ao submeter as suas propostas com o formulário de inscrição, deverão seguir as normas seguintes.
- Texto: as contribuições em formato de texto deverão se basear no modelo de arquivo da MOV e estar no formato .docx, com as seguintes especificações gerais:
- Eventuais tabelas e ilustrações devem ser inseridas no próprio texto, em preto e branco ou cores, e em alta resolução. Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP;
- As referências bibliográficas, quando necessárias, devem seguir o estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Textos poéticos ou cujos aspectos formais tenham, para sua melhor expressão, necessidades de formatação diversas das citadas anteriormente podem ser inscritos sem que todas as orientações sejam seguidas;
- O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
Os trabalhos devem ter as seguintes dimensões:
- 1.1. Ensaios, resultados de pesquisas, relatos de experiências, entrevistas, resenhas críticas, textos experimentais/poéticos: tamanho máximo de 10 (dez) páginas ou 30 mil caracteres, contando os espaços. Tipo de arquivo: .docx.
- Imagem: as contribuições em formato de imagem devem ser enviadas em formato .jpg ou .png, com as seguintes especificações gerais:
- Os trabalhos em imagem devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2 mil caracteres, com espaços);
- O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
Os trabalhos devem ter as seguintes dimensões:
- 2.1. Fotos, ilustrações, charges e quadrinhos: tamanho mínimo de 2.000 x 1.500 pixels. Tipo de arquivo: .jpg ou .png.
- Vídeo: as contribuições em formato de vídeo devem estar em formato .mp4, com as seguintes especificações gerais:
- Os trabalhos em vídeo devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
- O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
Os trabalhos enviados devem ter as seguintes dimensões:
- 3.1. Vídeos: tempo de duração de até 15 (quinze) minutos. Resolução mínima de 1280 x 720 pixels. Tipo de arquivo: .mp4.
- Áudio: as contribuições em formato de áudio devem ser salvas em formato .mp3, com as seguintes especificações gerais:
- Os trabalhos em áudio devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
- O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
Os trabalhos enviados devem ter as seguintes dimensões:
- 4.1. Áudios: tempo de duração de até 8 (oito) minutos. Tipo de arquivo: .mp3.
- Trabalhos mistos: as contribuições que se enquadrarem em mais de um dos itens anteriores devem se ater às especificações das diferentes modalidades envolvidas em sua feitura, com as seguintes especificações gerais:
- Os trabalhos mistos devem ser acompanhados de resumo de apresentação de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
- Deve ser enviado texto que explique o modo de interação entre as diferentes modalidades de arquivos enviados (por exemplo, vídeo, áudio e imagem) de aproximadamente 10 a 20 linhas (ou até 2000 caracteres, com espaços);
- O(s) autor(es) deve(m) enviar um minicurrículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (departamento, unidade, universidade), cidade, estado, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
Autorização para publicação
Os textos, imagens, vídeos e áudios submetidos devem ser produtos de autoria intelectual própria, inéditos para publicação, ou - no caso de já haverem sido publicados por outros meios - devem informar o tipo e nome da publicação. O(s) autor(es) deve(m) se comprometer a identificar devidamente todos os dados e referências, com os respectivos créditos necessários. Deve(m) ainda declarar que os materiais apresentados estão totalmente livres de direitos de autor e que, portanto, se responsabiliza(m) por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade a Revista MOV.
Métodos de aprovação de trabalho
Os pareceristas, que poderão ser docentes ou técnicos do ICA, analisarão e comentarão os textos, imagens, vídeos e áudios que poderão compor cada edição da revista. O editor ou uma equipe curadora, com base nos pareceres, selecionará os trabalhos. Para tanto, podem ser solicitadas correções e/ou modificações, que devem ser realizadas no prazo estipulado, sob pena de o trabalho ser desconsiderado para publicação.
O editor ou uma equipe curadora se reservam o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para torná-los mais claros, consistentes ou interessantes.
Envio do material
Os interessados em colaborar com a Revista MOV devem aguardar período de inscrições e então enviar seus trabalhos diretamente à equipe, no endereço de e-mail... [DESATIVADO].
Revista MOV
Instituto de Cultura e Arte
Universidade Federal do Ceará